Clarisse de Souza

Page
Menu
News
You are here: Home > Português: Mais Informações > Biografia Resumida

Biografia Resumida

Clarisse Sieckenius de Souza obteve seu Bacharelado em Letras (habilitação Tradutora-Intérprete) em 1979, Mestrado em Língua Portuguesa em 1982 e Doutorado em Linguística Aplicada em 1988, no Departamento de Letras da PUC-Rio. Em outubro de1988 ingressou no Departamento de Informática, do qual se tornou Professora Titular em 2006 até aposentar-se em janeiro de 2020.

Ao longo de sua carreira realizou estágios de pós-doutorado ou de pesquisadora visitante em universidades estrangeiras tais como a Universidade de Stanford (com Terry Winograd), a Universidade de Maryland em Baltimore (com Jenny Preece) e a Universidade de Waterloo (com Tom Carey). Em 1991 deu início a sua pesquisa sobre Engenharia Semiótica, vindo a fundar o SERG (Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica) em 1996.

Clarisse é conhecida por seu trabalho interdisciplinar com Semiótica e Computação, focado na área de Interação Humano-Computador, que lhe valeu alguns prêmios e distinções no Brasil e no exterior: o ACM SIGDOC Rigo Award em 2010; o ACM SIGCHI CHI Academy Award em 2013; o IFIP TC-13 Pioneers of HCI Award em 2014; e o Prêmio do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação em 2016. Além disto, em 2014, foi selecionada entre as 54 Notable Women in Computing, numa iniciativa da CRA-W e Instituto Anita Borg para estimular a participação de mais mulheres cientistas na Computação.

Foi uma das fundadoras da área de IHC (Interação Humano-Computador) junto à Sociedade Brasileira de Computação e recebeu em 2017 o prêmio Carreira de Destaque em IHC, outorgado pela Comissão Especial de IHC da SBC. Foi membro do Comitês Assessores de Ciência da Computação do CNPq e da CAPES. Ao longo de sua carreira, orientou 28 teses de doutorado (21 delas como orientadora principal e 7 como co-orientadora) e 20 dissertações de mestrado (18 como orientadora principal e 1 como co-orientadora). Duas das teses de doutorado que co-orientou foram na área de Lingüística. Seus principais projetos de pesquisa foram apoiados pelo CNPq, FAPERJ e AMD Foundation.

De julho de 2017 a julho de 2018 foi pesquisadora visitante senior da IBM Research Brazil (Rio de Janeiro), no Natural Resources Solutions Group ». Em agosto de 2018 retornou ao Departamento de Informática. Depois de aposentar-se em janeiro de 2020, seguiu associada à universidade como Professora Emérita, com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1B até fevereiro de 2022.

Seus interesses atuais giram em torno de: Retórica Digital e Engenharia Semiótica; Computação Centrada no Humano e Inteligência Artificial; Filosofia da Computação e Filosofia da Tecnologia. Sua pesquisa nestas áreas se realiza junto ao grupo transdisciplinar de Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais, o EMAPS.

Powered by CMSimple | Template by CMSimple modified by Me| Login