Serviços de Biblioteca, Documentação e Informação para a Comunidade de Informática da PUC-Rio - Tutorial

1 - Serviços de Biblioteca

A comunidade de pós-graduação e pesquisa da área de Informática conta com coleções de Informática, disponíveis nas mídias impressa, na Biblioteca Central, e digital, ambos acessíves via a página do Sistema de Bibliotecas da PUC-Rio - DBD.  Cabe a Assessoria de Biblioteca, Documentação e Informação do DI, experiente no lidar com os recursos informacionais da área, a função de facilitadora e prestadora de atendimento mais ágil e eficaz a esta comunidade. Os serviços de biblioteca compreendem:

- Sistema Pergamum - o Pergamum é o sistema automatizado que gerencia o acervo e os serviços de consulta ao catálogo, inscrição de usuários, empréstimo, renovação, reserva, entre outras funções, de todas as bibliotecas da PUC-Rio. 

- Inscrição no Sistema: para tal, apresente seu cartão de identificação da Universidade e cadastre uma senha no balcão de atendimento. Os ex-alunos devem se associar à Associação de Antigos Alunos - AAAPUC e apresentar na Biblioteca Central comprovante dessa associação para receber seu cartão de identificação e cadastrar senha via Pergamum. Pesquisadores visitantes devem preencher formulário disponível no local, fornecer cópia da identidade ou do passaporte, e anexá-los à solicitação formal de inscrição no Sistema, preparada pela Direção do DI e encaminhada à Diretoria da DBD.

- Orientação ao usuário: são feitas, a períodos, pela Assessoria, apresentações sobre os serviços, os produtos e recursos informacionais disponíveis, assim como treinamentos no seu uso. mediante solicitação. Também são organizados grupos de alunos interessados em efetuar visitas guiadas às dependências da Biblioteca Central, podendo ser agendadas enviando e-mail para bib-di@inf.puc-rio.br.

- Consultas ao acervo PUC-Rio:  para efetuar consultas ao acervo entre na opção  Pesquise no Catálogo - o catálogo do Sistema Pergamum  reúne o acervo de todas as bibliotecas da PUC-Rio, compreendendo livros, folhetos, dissertações e teses, CD-Rom, fitas de vídeo e periódicos, em meio impresso e eletrônico, informando-lhe em que biblioteca se encontra a obra procurada. Opcionalmente, pesquise as seguintes coleções eletrônicas:

        - e-Brary - trata-se de uma coleção de livros em formato eletrônico, cobrindo diversas áreas do conhecimento, que conta com uma expressivo número de títulos da área de Ciência da Computação - pesquise por autor, por assuntos (em Inglês) ou percorra os itens dentro das categorias da área e faça o download dos textos completos. Mais livros da área podem ser pesquisados na coleção do IEEE, importante associação científica da área que conta com uma vasta coleção de livros em formato eletrônico, alguns deles passíveis de download parcial. No Google Books é possivel encontrar e ter acesso a uma quantidade razoável textos completos de livros.

       - os periódicos eletrônicos e bases de dados, disponibilizados pelo Portal da CAPES, ou assinados pela PUC-Rio. Recentemente, foi implantado o serviço integrada, no qual é possível pesquisar por assunto, título de artigo, autor, entre outros campos, nas seguintes bases de dados, simultaneamente: bases disponíveis através do Portal CAPES, as bases assinadas pela  PUC-Rio, UFRJ, LNCC e UNIRio, além dos catálogos do acervo das 4 Instituições.
 

- Acesso remoto: o serviço destina-se à criação contas, via proxy, para acessar bases de dados, periódicos eletrônicos disponíveis, entre outros Recursos Informacionais (veja adiante) e os dados pessoais dos usuários do sistema, se o usuário se encontrar fora do Campus.

- Serviço de empréstimo: o serviço está disponível para alunos, ex-alunos, professores, pesquisadores visitantes e funcionários da Universidade e para a comunidade externa através do empréstimo entre bibliotecas. As modalidades do empréstimo são as seguintes: a) domiciliar -  aqui se informa os tipos de materiais, quantidade e prazos de empréstimo para as diversas categorias de usuários; b) especial - modalidade que permite prazos de empréstimo diferenciados; c) entre bibliotecas - entre em contato com a Assessoria para solicitar a localização de obras da área de Informática que não pertencem ao acervo da PUC-Rio; a biblioteca se responsabiliza pela retirada por empréstimo e a devolução da obra localizada em outra biblioteca, sendo os custos de transporte cobrados do usuário solicitante.

Ainda dentro do escopo do Serviço de empréstimo, consulte também na home-page da DBD as seções O Que Você Pode, para obter  informações sobre os materiais e serviços que as diversas categorias de usuários das bibliotecas da PUC-Rio têm acesso; em  Dúvidas Frequentes você obtém orientações sobre como funcionam a renovação do prazo de empréstimo, a reserva de livros emprestados , o aviso de vencimento do prazo de empréstimo, a multa por atraso, a comunicação de perda de livro, além de outras orientações.  É importante cadastrar seu e-mail para que você possa receber mensagens avisando da chegada de livros reservados ou lembrando o vencimento do prazo de devolução das publicações emprestadas - este aviso é meramente um alerta e o seu eventual não recebimento não o exime do pagamento de multas por atraso.

- Formulário para Solicitação de Serviços - através deste formulário a comunidade pode efetuar a solicitação de diversos serviços, por exemplo, os que se encontram listados a seguir. No entanto, para que as solicitações cheguem à Assessoria, ela seja acionada e possa atendê-lo, de modo rápido e eficaz, é importante que sejam explicitados nos dados do solicitante a sua vinculação à PUC-Rio e marcada a opção INF (Departamento de Informática).

- Levantamento bibliográfico: este serviço possibilita pesquisar o que há publicado sobre determinado assunto, ou por um autor, em bases de dados nacionais e internacionais, de livre acesso e de acesso restrito, segundo as especificações definidas pelo solicitante, como: idioma, tipo de material, palavras-chave, datas, etc. De interesse especial aos alunos em início de pesquisa bibliográfica para a dissertação ou tese, os pedidos podem ser encaminhados à Assessoria através de formulário próprio, pessoalmente, via Formulário para Solicitação de Serviços ou através do e-mail bib-di@inf.puc-rio.br.

- Localização e buscas: é possível solicitar a localização de documentos e publicações que não constam do catálogo do Sistema Pergamum, da coleção de periódicos eletrônicos  e das base de dados de texto completo disponibilizados livremente à comunidade ou nas coleções das bibliotecas que integram o serviço Pesquisa Integrada. Se preferir, o pedido de localização também pode ser feito através de  formulário próprio, pessoalmente, via Formulário para Solicitação de Serviços, ou através do e-mail bib-di@inf.puc-rio.br. Mediante o fornecimento da referência da publicação, as buscas são feitas em outros serviços e sistemas de informação nacionais e estrangeiros e, uma vez localizada, a cópia (impressa ou eletrônica) pode ser solicitada via:

- COMUT - em se tratando de artigos de periódicos, de anais de eventos, partes de documentos, teses e dissertações, localizadas em bibliotecas no país, ao custo de R$ 2,20, cada grupo de 5 páginas;

- LigDoc, sem ônus, em convênio com o ISTEC/Celsius, para publicações localizadas em bibliotecas nacionais e no exterior; 

- empréstimo entre bibliotecas - no caso de livros encontrados em bibliotecas, no país, que adiram ao programa. As seguintes bibliotecas na área do Rio de Janeiro são parceiras nesse serviço: UFRJ-SIBI, IMPA, LNCC. As seguintes bibliotecas, dependendo do material solicitado, podem ou não prestar esse tipo de serviço: USP-SIBI, UNICAMP-SBU, UNESP-Bibliotecas (ou o CRUESP, um consórcio dessas três), UFRGS-SABI, PUC-RS, UFMG, UFPE.

- serviços internacionais de cópias de documentos, como por exemplo o IngentaConnect e o Scitation (EUA), a British Library Document Supply Service (UK) e o CAT@INIST.FR (FR), todos eles pagos.

- na área de Bioinformática, no Brasil, a Bireme-Bibioteca Virtual de Saúde cumpre esse papel; no exterior, o National Center for Biotechnological Information - NCBI PubMed.

- caso deseje sugerir a compra de um livro estrangeiro, não encontrado nas bibliotecas da PUC-Rio e em outras bibliotecas e livrarias nacionais, o BookFinder é uma ferramenta de busca e comparação de preços em diversas livrarias estrangeiras. Envie o resultado de sua busca à BS/INF através do e-mail bib-di@inf.puc-rio.br que poderemos providenciar a sua aquisição.

 

2 - Serviços de Publicação e Documentação

A BS/INF é responsável pela publicação da série de relatórios de pesquisa Monografias em Ciência da Computação, pelo repertório das teses e dissertações e pelo inventário da produção científica do DI. Presta também serviços de documentação à comunidade, incluindo o preparo de fichas catalográficas, orientação sobre normalização de publicações (incluindo teses e dissertações), referenciação bibliográfica e, ainda, auxilia na obtenção de ISSN e ISBN. Veja a seguir e, caso necessite de esclarecimentos adicionais, envie mensagem para bib-di@inf.puc-rio.br.

- Monografias em Ciência da Computação - MCC. Através desta série de relatórios de pesquisa, iniciada em 1969,  pesquisas em progresso realizadas no DI, pesquisas de teses, exames de qualificação, pre-prints, entre outros, são publicados e rapidamente divulgados à comunidade científica, podendo ser obtidos em texto completo, a partir de 1994.  Os procedimentos para publicação e as orientações sobre o formato de edição de MCCs, exclusivamente para a comunidade do DI, são encontrados nas opções .doc e Latex; acesse aqui o formulário de Autorização de Publicação na Internet.

- Teses e Dissertações apresentadas ao DI. O Departamento teve a sua primeira dissertação de mestrado defendida em 1969 e tese de doutorado em 1971. Nesta página são apresentados os resumos de todas as dissertações e teses defendidas e aprovadas, com acesso aos textos completos a partir de 1992. Para elaborar a sua tese/dissertação, consulte as Normas para Apresentação de Teses e Dissertações da PUC-Rio.

- Ficha catalográfica: esta ficha é parte integrante da apresentação gráfica de uma  tese/dissertação, segundo as Normas para a Presentação de Teses e Dissertações da PUC-Rio (p. 31) e sua elaboração pode ser solicitada à BS/INF, através do e-mail bib-di@inf.puc-rio.br.  Consulte as informações complementares sobre teses/dissertações na PUC-Rio.

- Normalização de publicações , referenciação bibliográfica e citação: organizados pela UFSC, são orientações úteis na elaboração e normalização de trabalhos científicos com base nas normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - que podem ser também consultadas localmente na BS/INF; informações sobre obtenção de ISSN - International Standard Serial Number e ISBN - International Standard Book Number também são fornecidas pela BS/INF.

- Fator de impacto: é o indicador bibliométrico de um periódico científico - journal - ou de uma conferência, freqüentemente considerado na escolha do periódico ou da conferência em que pesquisadores publicarão ou submeterão seu trabalhos. O Qualis CAPES - Ciência da Computação fornece essa informação, como também o Journal of Citation Report (ISI) (journals). Índice de Impacto estimado do CiteSeer para conferências e outros eventos em Ciência da Computação. O Publish or Perish também é uma ferramenta interessante para análises de citação.

 

3 - Recursos Informacionais

Segue uma lista seletiva dos recursos informacionais de interesse específico à área de Ciência da Computação. Parte deles foram selecionados entre as coleções de periódicos on-line e base de dados, assinados pelo Sistema de Bibliotecas da PUC-Rio ou integrantes do Portal da CAPES, que são disponibilizados livremente à comunidade. Outra parte desse recursos foi selecionada entre diversos repositórios públicos e privados, encontrados na Internet. Cada um desses recursos é seguido de um breve comentário sobre o seu escopo. Treinamentos no seu uso podem ser agendados, assim como podem ser solicitados pesquisas bibliográficas, localização e "downloads" de documentos cujo acesso mais restrito através do e-mail bib-di@inf.puc-rio.br ou do Formulário para Solicitação de Serviços - lembrando que é importante que sejam explicitados nos dados do solicitante a sua vinculação à PUC-Rio e marcada a opção INF (Departamento de Informática) para que as solicitações cheguem Assessoria para atendimento.

- Periódicos, Anais de Eventos, Normas Técnicas e Patentes em Texto Completo.

- Periódicos Eletrônicos.

- Portal da CAPES. Oferece acesso ao texto completo de mais de 9500 publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas publicações de resumos (bases de dados), cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na Web. O download de artigos pode ser feito a partir de qualquer terminal ligado à Internet, na PUC-Rio, ou através do acesso remoto.

Na primeira guia do Portal, Página Inicial,  encontram-se as orientações sobre seu uso. A área de Ciência da Computação está representada no Portal por mais de 850 títulos e, para conhecer essa coleção, percorra o seguinte caminho: entre na segunda guia, Textos Completos e, na coluna à direita, entre na área Ciências Exata e da Terra, selecione a sub-área Ciência da Computação e será apresentada a lista dos títulos disponíveis. Opcionalmente,  na coluna da esquerda, entre em editoras importantes da área para conhecer a coleção de títulos, em cada uma delas - entre elas, sugerimos as seguintes:

- ACM Digital Library  e o IEEE Digital Library, para periódicos, assim como para anais de eventos, patentes e livros, conforme explicado adiante. Esses recursos oferecem opção de busca no "site", serviço de alerta, entre outros serviços.

- EBSCO - Academic Search Primer, que inclui periódicos publicados pelas editoras Academic Press, Elsevier, Springer, John Wiley, Kluwer, Oxford University Press, entre outras, muito útil para consultar os periódicos de interesse.  Esse recurso oferece opção de busca no "site", serviço de alerta, entre outros serviços.

- serviço Busca Integrada, onde é possível pesquisar por assunto, título de artigo, autor, entre outros campos nas bases disponíveis através do Portal CAPES e nas bases assinadas pela  PUC-Rio.

- portal Livre!, desenvolvido pelo CIN - Centro de Informações Nucleares - da CNEN, facilita a localização e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso gratuito na Internet. Os periódicos incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters), cobrindo todas as áreas de conhecimento. Nesse portal,  dentro da área Ciências Exata e da Terra, selecione a sub-área Ciência da Computação para conhecer a lista de títulos disponíveis. O portal engloba diversos serviços com cobertura da área de Computação, nacionais e estrangeiros, por exemplo: Directory of Open Access Journals - DOAJ, TecExtra , Intute - Computing, Electronic Journals Library - Max Planck Society.

- Directory of Computer Science Journals, embora descontinuado, ainda fornece uma lista de títulos de periódicos da área, cujos artigos podem ou não estar acessíveis online. Não sendo possível esse acesso, cópias dos artigos podem ser obtidas através do COMUT e do LigDoc, solicitando-os através do e-mail bib-di@inf.puc-rio.br ou do Formulário para Solicitação de Serviços.

- FindArticles - Computer & Technology para artigos comerciais e Genamics JournalSeek-Computers para acadêmicos.

- lista dos títulos de periódicos eletrônicos nacionais mais expressivos para a área de Computação:

- via SciELO, uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, temos o Journal of the Brazilian Computer Society - JBSC (SBC), o Computational & Applied Mathematics e o Ciência da Informação.

- outros títulos nacionais: Revista de Informática Teórica e Aplicada - RITA (UFRGS), Revista Informática na Educação - Teoria e Prática (PGIE - UFRGS), Revista de Engenharia de Computação e Sistema Digitais - USP/POLI, Revista Scientia - Univ. UNISINOS (São Leopoldo - RS), Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE (SBC), Revista Eletrônica de Iniciação Científica - REIC (SBC). 

- Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos - CCN - CNPq/IBICT -  trata-se de uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil com o objetivo de reunir, em um único catálogo nacional de acesso público, as informações sobre publicações periódicas técnico científicas reunidas em centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas do país. É um recurso muito útil para a localização de periódicos anteriores à era eletrônica, e, através do COMUT, através do e-mail bib-di@inf.puc-rio.br ou do Formulário para Solicitação de Serviços, podem ser solicitadas cópia digitalizadas de artigos, que são enviadas ao solicitante pela via eletrônica, ao custo de R$ 2,20, cada grupo de 5 páginas.

- Anais de Eventos, Normas e Patentes

- Anais de Eventos Impressos e Eletrônicos

- Portal da CAPES. O Portal oferece também acesso aos textos completos dos trabalhos publicados em proceedings ou anais de eventos, como conferências, simpósios, congressos, workshops, entre outros, realizados no Brasil e no exterior, organizados ou patrocinados por diversas sociedades científicas, estrangeiras e nacionais. De especial interesse à àrea de Computação, destacam-se:

- ACM - acesso aos proceedings de eventos organizados ou patrocinados pela Association for Computing Machinery, compreendendo a coleção completa.

- IEEE -  acesso aos proceedings de eventos organizados ou patrocinados pelo IEEE Computer Society, compreendendo as coleções, geralmente, a partir de 1989.

- SBC - compreendendo alguns Congressos (a partir de 2005), Simpósios, Escolas e Workshops (a partir de 2004) da Sociedade Brasileira de Computação.

- Catálogo Coletivo de Conferências - CNEN/CIN - base de dados cooperativa, coordenada pelo CNEN/CIN - Centro de Informações Nucleares, que inclui dados bibliográficos de todo tipo de anais de eventos, realizaCNdos no Brasil ou no exterior e que se encontram disponíveis nos acervos de bibliotecas brasileiras e de algumas latino-americanas. Do mesmo modo que o CCN, para periódicos, este é recurso muito útil para a localização de anais de eventos anteriores à era eletrônica, ou não disponibilizadas na Internet. As cópias podem ser obtidas também, através do COMUT, entrando-se em contato com a  BS/INF, pessoalmente, através do e-mail bib-di@inf.puc-rio.br, ou do Formulário para Solicitação de Serviços.

- Electronic Notes in Theoretical Computer Science - ENTCS e Electronic Notes in Discrete Mathematics - ENDM, publicados pelo ScienceDirect©, principal plataforma da Elsevier para publicaçôes electrônicas, provê a publicação rápida de proceedings de conferências, lecture notes, thematic monographs e publicações similares de interesse à comunidade de Computação Teórica e de Matemática. O acesso aos textos completos da ENTCS é livre para a comunidade da PUC-Rio.

- a série Lecture Notes in Computer Science - LNCS,  publicada pela Springer, incluindo suas subséries Lecture Notes in Artificial Intelligence - LNAI e Lecture Notes in Bioinformatics - LNBI, é um meio de publicação rápido e de alto nível de novos desenvolvimentos em pesquisa e ensino na Ciência da Computação e Tecnologia da Informação, sobretudo em proceedings eletrônicos de importantes conferências, worshops, etc, acessíveis via o SpringerLink. Mais recentemente, o  LNCS - Transactions Subline, cobrindo postproceedings, surgem sob a forma de periódicos, publicados como volumes da série LNCS, em resposta à demanda de publicações especializadas em novas áreas, sem a necessidade de se criar novos títulos.  Acesso LNCS via DBLP. Cópias de papers podem ser obtidas através do COMUT, via BS/INF, pessoalmente, através do e-mail bib-di@inf.puc-rio.br,ou do Formulário para Solicitação de Serviços.

- Proceedings da IJCAI - International Joint Conference on Artificial Intelligence, 2005, 2007.

- alguns portais desempenham o papel de diretórios de conferências, alguns deles com links para os proceedings e os textos completo dos trabalhos, como os seguintes: DBLP: Conferences and Workshops, Open Directory of Computer Science Conferences  e o All Conferences - Computers. O Mind: the Meeting Index geralmente anuncia eventos que ainda irão acontecer.

- Normas Técnicas

- Portal da CAPES - oferece acesso ao texto completo das normas técnicas (standards) publicadas pelo IEEE, muitas delas em conjunto com a ISO/IEC.

- Catálogo Coletivo de Normas Técnicas - CNEN/CIN. É uma base de dados cooperativa, coordenada pelo CNEN/CIN - Centro de Informações Nucleares e aberta a participação de instituições que desejem compartilhar seus acervos. Arrola informações sobre normas técnicas nacionais e estrangeiras existentes nos acervos de bibliotecas brasileiras. As cópias são obtidas também através do COMUT.

- Patentes

- Portal da CAPES. O Portal disponibiliza algumas bases de dados de patentes, que se constituem na maior fonte de informações tecnológicas disponível, fornecendo informações comerciais úteis, que dão uma visão dos mercados que os competidores estão desenvolvendo e a quais países eles estão direcionando seus mercados principais. Embora ainda de uso pouco difundido no âmbito acadêmico, as patentes podem ser muito úteis como fonte de informação em pesquisas de teses, projetos, entre outras atividades científicas. No Portal, as patentes podem ser consultadas entrando-se em sua  quarta guia - Patentes, Estatísticas, Livros, Outras Fontes - e, em seguida, em Patentes, selecionando os sites do DII Derwent Innovations Index, Espac@Net (European Patent Office – EPO) e da USPTO United States Patent and Trademark Office.  

- Bases de Dados de Resumos ou Referencial

- Portal de Capes. As bases de dados de resumos são muito úteis no estágio de uma pesquisa em que é necessário  identificar artigos de periódicos e outros documentos publicados sobre um assunto específico ou por um determinado autor. No Portal, essas bases podem ser consultadas entrando-se pela guia - Buscar Base. Nesta página, assinale Busca por Área de Conhecimento, em seguida, em Ciências Exatas e da Terra e, na lista de áreas que se abre, clique em Ciência da Computação. Vão abrir várias bases de interesse à área, embora em sua maioria sejam multidisciplinares, entre elas:        

- ACM Guide to Computing Literature. Base de dados referencial, cobrindo exclusivamente a área de Computação, contendo mais de 750.000 registros de mais de 3.000 editores, incluindo a própria ACM. Indexa artigos de periódicos, livros, trabalhos de congressos e conferências, teses e relatórios de pesquisa. O período disponível online é de 1947 até o presente. É facultado o acesso aos textos completos de publicações da ACM, via a ACM Digital Library,  do IEEE, via a IEEE Digital Library (temporariamente suspenso; solicite atendimento via bib-di@if.puc-rio.br), e de outras editoras que integram o Portal da CAPES.

- COMPENDEX Ei Engineering Index. Base de dados referencial com mais de 7 milhões de registros nas áreas de Engenharia Civil, Energia, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia de Minas, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Térmica, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval, Ciência da Computação, Robótica e Controle. Indexa mais de 5.000 publicações periódicas, trabalhos de congressos e conferências, livros e relatórios governamentais. O período disponível online é de 1969 até a presente data. É facultado o acesso aos textos completos de publicações que integram o Portal da CAPES.

- CrossRefSearch. É um recurso, ainda em fase de teste, que opera como um sistema de links cruzados entre editoras permitindo que, a partir de uma referência em um determinado artigo, tenha-se mobilidade para o conteúdo de outro artigo citado em outro servidor, publicado por outra editora. Através de um acordo recíproco entre o CrossRefSearch e o Google, faz buscas típicas da ferramenta, porém, filtra e direciona o conjunto de resultados para o conteúdos de pesquisas acadêmicas de um grupo de editoras participantes, com o objetivo de reduzir o "ruído" produzido por pesquisas mais gerais na Web. É facultado o acesso aos textos completos de publicações que integram o Portal da CAPES.

- INSPEC. Base de dados referencial com mais de 8 milhões de registros cobrindo as áreas de Física, Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Telecomunicações, Robótica e Controle, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e Engenharia de Produção. Indexa artigos de mais de 3.400 periódicos, trabalhos de congressos e conferências, teses, livros e outros materiais. Nesta base de dados, é facultado o acesso aos textos completos das publicações da IEEE Digital Library, (temporariamente suspenso; solicite atendimento via bib-di@if.puc-rio.br) que também integra o Portal da CAPES.

- LISTA - Library, Information Science & Technology Abstracts (via EBSCO Host). Ampla cobertura das áreas de  Ciência da Informação e Biblioteconomia , incluindo classificação, catalogação, bibliometria, recuperação de informações on-line, gerenciamento de informações, mecanismos de busca, fontes de informação impressas e eletrônicas, o setor de informação, comunicação acadêmica e publicações eletrônica. É facultado o acesso aos textos completos de publicações que integram o Portal da CAPES.

- MathScience. Base de dados referencial que possui uma ampla cobertura na áreas de Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Física, Engenharia, Pesquisa Operacional e Econometria. Indexa artigos de mais de 2.600 periódicos, além de livros, teses, trabalhos de congressos, relatórios de pesquisa e a Mathematical Reviews Database. O período disponível online é de 1940 até a presente data. É facultado o acesso aos textos completos de publicações que integram o Portal da CAPES.

- Web of Science - WoS. É uma base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 9.000 periódicos indexados. É facultado o acesso aos textos completos de publicações que integram o Portal da CAPES.

É importante salientar que outras bases de dados de Resumos incluídas no Portal da CAPES e da EBSCOhost devem ser consultadas pois, dependendo do seu enfoque, um trabalho importante pode se encontrar indexado em bases de dados, além dessas em destaque, interdisciplinares, ou que são exclusivas de outras áreas do conhecimento.

- Teses e Dissertações Nacionais e Estrangeiras

        - Teses e Dissertações Nacionais

- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações-BDTD. Coordenado pelo IBICT, o projeto busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior - IES/MEC/SESU brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

- Banco de Teses da CAPES. Teses e dissertações defendidas a partir de 1987, informadas à CAPES pelos programas de pós-graduação.

- Teses e Dissertações apresentadas ao DI/PUC-Rio. Nesta página são apresentados os resumos de todas as dissertações e teses defendidas e aprovadas pelo DI, com acesso aos textos completos, em meio digital, a partir de 1992. As teses e dissertações do DI podem ser pesquisadas e consultadas também via acervo das bibliotecas da PUC-Rio, opção Pesquise no Catálogo, ou  da  Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Projeto Maxwell, do mesmo modo que de outros departamentos da PUC-Rio - acesso aos texto completo em ambas só é possível a partir de 2000. Os trabalhos de conclusão de cursos da graduação podem ser encontrados na Biblioteca Digital do Projeto Maxwell

- Teses e Dissertações Estrangeiras

- Networked Digital Library Theses and Dissertations. Objetiva funcionar como um Catálogo Coletivo das teses e dissertações de inúmeras instituições de diversos países do mundo, com acesso aos textos completos. A PUC-Rio está representada através do Projeto Maxwell.

- Universal Index of Doctoral Dissertations in Progress. Em fase de teste, é um esforço da comunidade acadêmica para difundir pesquisas em progresso, evitar duplicação de teses, criar um ponto de encontro entre pesquisadores, permitindo uma interação entre eles. 

- Amazon/PROQUEST. A livraria Amazon é agora uma fonte adicional de acesso a qualquer tese e dissertação ou àquelas que o autor não colocou restrições de distribuição. As informações bibliográficas e os resumos das teses e dissertações publicadas no ano corrente e daquelas publicadas em anos recentes são recuperadas através das buscas no sítio. Havendo interesse em comprar um trabalho, as transações ocorrem através dos procedimentos de compra usuais da Amazon, envolvendo royalties, naturalmente.  Esta parceria aplica-se somente a autores norte-americanos cujos trabalhos são publicados pelo ProQuest/UMI. 

[mais ...]

- Bibliotecas Virtuais e Digitais, Diretórios, Bibliografias / Webliografias Especializadas, Repositórios Institucionais.  

       - Bibliotecas Virtuais e Digitais

- CiteSeer.IST Scientific Literature Digital Libray, desenvolvida no NEC Research Institute, produz também alguns índices interessantes, como o Most Cited Authors in Computer Science, o Most-Acessed Documents, o Most-Recent Acessed Documents e o Índice de Impacto de Publicações em Ciência da Computação.

- Cora - Computer Science Research Papers Search Engine reúne uma vasta coleção de "papers" em arquivos PostScript (não dsiponível, no momento).

- ICE - Intenet Connections for Engineers - Computer Science é outra fonte de informação interessante (temporariamente não disponível)

- Electric Library, na mesma do ICE, embora seja exigida assinatura para se ter acesso ao serviço (temporariamente não disponível).

- The WWW Virtual Library - Computing e ao The Virtual Library - Computing and Computer Science, reunindo um vasta quantidade de informações na área de Computação, como um todo. Há sub-áreas (com as de Formal Methods e Software Engineering)  com quantidades expressivas de informação, porém, nem sempre atualizadas. A NIST Virtual Library , a Virtual Library da University of Albany , do Los Alamos National Laboratory , da University of Chicago, por exemplo, podem conter informações de interesse também.

      - Diretórios

- Computer Science Directory, mais outro serviço produzido a partir do CiteSeer.IST Scientific Literature Digital Libray, do NEC Research Institute.

- 123 Genomics - a Genomics, Proteomics and Bioinformatics Knowledge Base,  cujo objetivo é ser um local onde encontram-se centralizados recursos relacionados com Genomics e Bioinformatics disponíveis livremente na Internet. O Biology Links, da Harvard University, pode conter também informações relevantes à área.

     - Webliografias Especializadas

- DBLP Computer Science Bibliography, o servidor DBLP provê informação bibliográfica sobre os mais importantes periódicos (journals) e anais (proceedings) de eventos da área. Inicialmente o servidor focalizava Data Base Systems e Logic Programming (DBLP), atualmente, ele está se expandindo gradualmente para outras áreas da Ciência da Computação, assim, "DBLP" passou a ser "Digital Bibliography & Library Project".  O servidor indexa mais de 800 000 artigos e conta com milhares de links para as páginas pessoais de cientistas da computação e ainda para o DBLP: Conferences and Workshops.

- Collection of Computer Science Bibliographies, coleção de bibliografias da literatura científica em Ciência da Computação de várias fontes (incluindo DBLP, entre outras) cobrindo a maioria dos aspectos da área. As bibliografias são atualizadas semanalmente a partir de suas fontes, de tal modo que se encontrará aqui a mais recente das versões. A coleção conta atualmente com mais de 2 milhões de referências, principalmente de artigos de periódicos (journals), de conferências e relatórios de pesquisa, agrupados em em cerca de 1500 bibliografias. Mais de 600 000 referências contêm referências cruzadas para publicações que citam ou foram citadas. O serviço oferece também mais de 1 milhão de referências que contêm URLs para uma versão online do trabalho, resumos para mais de 800 000 entradas e mais de 2000 links para outros sítios que contam com informação bibliográfica.

- Human-Computer Interaction, um sítio com recursos informacionais de livre acesso na área.

- Information Management and Data Base, links para diversos recursos nessa área, incluindo o ACM SIGMOD Anthology.

- Artificial Intelligence Digital Library, links para publicações da AAAI.

- Eurographics Digital Library, links em Computação Gráfica de publicações da European Association for Computer Graphics.

- Computer Vision Education Resources, links de interesse da área. Embora sem atualização recente, The Computer Vision Home Page pode ser útil. 

    -  Repositórios Institucionais de Relatórios de Pesquisa e Pre-prints

 - CoRR - ACM / Computing Research Repository, repositório unificado de relatórios de pesquisa na área da Computação, para onde são dirigidas buscas sobre resultados de pesquisa e onde há a garantia de que informações sobre projetos de pesquisa são arquivadas, após o seu final. Desde 1998, isto isto vem sendo feito, através de uma parceria entre a ACM, o  arXiv.org e-print archive (originamente em Los Alamos, agora sediado em Cornell), e NCSTRL (Networked Computer Science Technical Reference Library).

- arXiv, um serviço de e-print no campos da Matemática, Ciência da Computação, Física, entre outros, cujos conteúdos estão em conformidade com os padrões acadêmicos da Cornell University, seu mantenedor; oferece a opção de uma serviço de alerta, o e-Prints Alert, do E-Print Network, sobre os novos relatórios incorporados à coleção.

  - NCSTR (pronuncia-se Ancestral), coleção internacional de relatórios de pesquisa e de "papers" em Ciência da Computação de várias universidades e laboratórios de pesquisa. O NCSTR (Networked Computer Science Technical Reference), em parceria com a ACM e com o arXiv e-Print Archives, de Cornell, está disponibiblizando o Computing Research Repository - CoRR, também acessível via ACM/CoRR.

- CogPrints, um arquivo eletrônico para o self-archive de papers em diversas áreas, entre elas, Neurociências, Linguística, e muitas áreas da  Ciência da Computação.

- Unified Computer Science Technical Report Index, da University of Indiana, que faz buscas nas coleções de relatórios de pesquisa, de vária instituições, incusive coleções do DI/PUC-Rio.

 - Computer Science Technical Reports Collection, da Carnegie-Mellon University, cobrindo as coleções de cerca de 400 sites (e 675 urls separadas) de instituições e laboratórios de pesquisa localizados em vários países do mundo (não vem sendo atualizada)

- Atalhos para coleções de relatórios de pesquisas de algumas instituições e organizações: IBM, Stanford University, UCLA, University of Waterloo, INRIA, Imperial College.

- Science Gov (antigo GreyLIT Network), para se ter acesso aos relatórios de pesquisas financiadas pela agências federais do Governo Norte Americano.

- Ferramentas de Busca 

- Scirus. É uma ferramenta para as Ciências, focalizando apenas páginas da Web que possuam conteúdo científico, tendo como alvo encontrar dados científicos, técnicos e médicos na Web, relatórios de pesquisa mais recentes, artigos revisados, patentes, pre-prints e periódicos que outras ferramentas de buscas não conseguem encontrar, através de funcionalidades exclusivas projetadas para cientistas e pesquisadores.

- Google Scholar. Rebatizado no Brasil de Google Acadêmico, fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Pode-se pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. A ferramenta permite pesquisar diversas fontes em um só lugar, localizar artigos, resumos e citações, armazenar o artigo integral em sua biblioteca ou na Web, ficar sabendo sobre os artigos principais de qualquer área de pesquisa. Consulte as Dicas de Pesquisa do Google para aprimorar seus resultados. 

- Outros Links

- Ferramentas de tradução: Google Translator e Google Language Tools; Translator Central - serviço pago, mas muito eficiente; Free Translation; Free English Dictionary; Webopedia; Online Graphical Dictionary and Thesaurus, Free On-line Dictionary of Computing - FOLDOC; Merriam-Webster Dictionary and Thesaurus; Collection of Web Dictionaries ; Acronyms:

 

 

 

 


Última atualização: 04/05/2017 - Por Rosane Castilho